top of page
GRÊMIO ESPORTIVO TUNENSE: desde 1956 conquistando glórias no futebol
Com quantos títulos se constrói a história de um time de futebol? Com quantos gols, partidas emocionantes, vitórias e derrotas por 1x0, aquele gol aos 48 do segundo tempo? O que dizer das classificações milagrosas conquistadas com a superação do time? Como esquecer as eliminações injustas, as derrotas humilhantes e também as derrotas não merecidas? Muitos são os detalhes que fazem a história de um time e tornam o futebol tão importante na vida de cada jogador e torcedor. Sim, um time é feito de pessoas e de momentos marcantes que ficam na memória. O que seria do futebol sem o grito motivador do torcedor e as resenhas críticas dos “entendedores” de futebol. Todos os torcedores no fundo, também são técnicos. Não porque entendem muito sobre tática, mas porque são apaixonados pelo time, sofrem com ele, jogam junto, vibram por cada lance, cada gol, cada vitória e lamentam cada derrota.
Essa talvez possa ser a resenha do Grêmio Esportivo Tunense. Um time da Vila Tunas, hoje Tunápolis, que tem uma história muito rica. Foram inúmeros torneios, campeonatos e partidas amistosas. Muitos jogadores vestiram a camisa e fizeram história no clube. Muitos torcedores e colaboradores ajudaram a construir a tradição do time, respeitado pelos adversários. Desde o gandula que corre atrás da bola e sonha em um dia poder vestir a camisa do time principal, o assador de linguicinha para o cachorro quente, aquele ou aquela que trabalha na cozinha e na copa, quem lava o uniforme sujo e suado após a partida, a diretoria e o associado, o jogador que sempre está no banco de reservas e persiste ali por inúmeras partidas porque acredita que tem potencial de colaborar com o grupo. Todos, indistintamente, fazem parte da história do Grêmio!
O resgate de momentos e de memórias desse time que foi fundado em 1956 e que se tornou um dos clubes mais tradicionais do futebol regional é apresentada nesse livro. Muitos momentos e fatos podem ter sido esquecidos, mas muitos também foram lembrados. Contar uma história envolve essa narrativa de lembrar e esquecer. O esforço por buscar reconstruir essa história, para que ela possa servir de referência para o presente e também para as gerações futuras que ainda irão passar por essa história, é a proposta desse livro.
Livro disponível exclusivamente na versão impressa.
Contato: 49 9 9102-4665 – Lauro Eidt
Douglas Orestes Franzen
bottom of page