top of page

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS UNIVERSAIS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA

A Educação Especial hoje é uma realidade dentro das unidades escolares, tornando essencial a reflexão sobre como garantir que essa inclusão seja, de fato, significativa para todos os estudantes. A diversidade presente nas salas de aula exige uma abordagem pedagógica que respeite e valorize as singularidades de cada estudante, proporcionando condições equitativas de aprendizagem.
Ao longo dos anos, a legislação tem avançado para assegurar os direitos dos estudantes, independentemente de terem ou não alguma deficiência. A Educação Especial na perspectiva inclusiva, busca potencializar as habilidades e competências de cada estudante. Neste cenário, torna-se fundamental refletir sobre as formas de apresentação dos conteúdos, as estratégias de interação e as diferentes maneiras de avaliar o processo de aprendizagem, garantindo que todos os alunos possam desenvolver-se plenamente.
A inclusão efetiva passa por uma educação que considere abordagens como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), metodologias ativas, tecnologias assistivas e práticas inovadoras que viabilizem uma educação verdadeiramente acessível. Assim como Mantoan e Sassaki, jogamos no time dos que acreditam que a diversidade é um fator que enriquece o processo educativo.
Esta obra não tem a pretensão de resolver todos os desafios da Educação Especial dentro da perspectiva inclusiva, mas sim compartilhar experiências exitosas de educadores que estão na linha de frente da sala de aula e se dedicam à reflexão e à inovação em suas práticas pedagógicas.
Clayton Ferreira dos Santos Scarcella, Fernanda Santos Amaral, Ivanice Borges da Silva, Karoly Mariana dos Reis Cecilio Diniz, Lucimara Pereira de Araújo
bottom of page