top of page
Background 2

TOCA PRA FRENTE: histórias vividas em uma sala de mediação familiar

TOCA PRA FRENTE: histórias vividas em uma sala de mediação familiar
TOCA PRA FRENTE é um livro de crônicas que começou a tomar forma há quatro anos, quando, em uma das tantas audiências de mediação familiar, uma mulher entregou ao ex-marido, dentre outros bens, um sapato com um sapo dentro. Diante de tamanha bizarrice e já tendo vivenciado algumas outras histórias, resolvi passar para o papel o que tinha acontecido. São fatos reais onde modifico os nomes, gêneros e cidades para evitar que alguém as identifique.
Em 2.022 resolvi contar algumas delas, iniciando pela crônica do sapo. Terminei de escrever o livro numa tarde chuvosa de domingo e, na segunda-feira seguinte, chegou um casal que, após ter se separado, gostaria de regulamentar as visitas do cãozinho Bóris. Terminada a audiência e, diante do ineditismo, escrevi a última crônica, praticamente aos 48 do segundo tempo.
Baseado em tais crônicas, a inicial e a final, é que foi pensada a capa do livro. A ideia original foi da minha filha mais nova, Olívia Dalla Porta Conter, que sugeriu o desenho do sapato com o sapo. Os desenhos são da Manuela Dalla Porta Conter, minha filha mais velha que, além de desenhar muito bem, demonstrou sua grande sensibilidade.
Quanto ao nome, surgiu de uma expressão muito utilizada nas audiências onde as partes, quando não chegam a um consenso ou sentem-se acuadas, esbravejam com a seguinte frase: “Toca pra frente”, que soa como um apelo de que tanto faz e “seja o que Deus quiser”.

Obra disponível na versão impressa. Contato do(a) autor(a): ricardo_conter@yahoo.com.br
Ricardo Conter
bottom of page